top of page
  • Foto do escritorABSS

Saúde-5G: estudos e projeções sobre o que vem pela frente.

Por Guilherme S. Hummel, Coordenador Científico – HIMSS@Hospitalar Forum

EMI – Head Mentor, em Saúde Business.


5G significa tecnologia sem fio de quinta geração.


Confira alguns fatos, aplicações e projeções atuais sobre o poder da tecnologia 5G no ecossistema de Saúde:


“5G mudará a maneira como os profissionais de saúde e os pacientes interagem com os dados coletados na jornada do paciente. Imagens diagnósticas renderizadas e animadas, podem ser fornecidas a dispositivos móveis usando o espectro de ondas milimétricas (“5G+”), sendo revisadas pelo médico em segundos sem exigir que retornem a um terminal com fio ou que impactem a rede. Os médicos podem mover-se dentro da área de cobertura 5G+ sem perder a qualidade dos dados ou os recursos visuais confiáveis”. (fonte: Dr. Clint Cetti, Global Director of Strategy and Innovation at AT&T, 2020).



“A adoção do 5G no mercado mundial deve ser significativamente mais rápida do que o 4G. Até 2025, as assinaturas 5G representarão cerca de 30% de todas as assinaturas da telefonia móvel (só a China deverá ter 1 bilhão de usuários 5G)”. (fonte: Dr. Vichaow Rakphongphairoj, VP True Corporation, speech na conferência “5G: The Game Changer” – julho 2020).


“Embora o atendimento médico remoto seja possível com o 4G, o 5G pode conectar milhares de dispositivos sem diminuir a velocidade de conexão, tornando o monitoramento em tempo real mais ágil e com menor


custo. Aparelhos embarcados no 5G, como dispositivos vestíveis, implantes médicos, rastreadores de idosos e até escovas de dentes conectadas, poderão buscar sintomas e detectar infecções virais, devolvendo essas informações ao médico em tempo real” (fonte: C/Net Magazine: “5G couldn’t have come to health care at a better time” – julho 2020).


“Redes 5G fornecerão velocidades de dados mais rápidas para dispositivos de consumo e aplicações médicas. Filmes de 2 horas ou imagens médicas dinâmicas serão baixados em até 5 segundos, contra os 6 minutos em uma rede 4G. (fonte: Loop Ventures).


A passagem fronteiriça do mundo 4G para 5G será quase invisível, furtiva e imensamente rápida. Cada nação vai estar de frente ou de costas para essa revolução, podendo ser protagonista ou um simples coadjuvante nesse imenso mundo novo que se avizinha. A Covid-19 vai acelerar sobremaneira a tecnologia 5G no setor sanitário, produzindo transformações que sequer podemos imaginar hoje.


Veja essas e muitas outras previsões sobre como o 5G vai mudar a saúde em https://saudebusiness.com/ti-e-inovacao/saude-5g-estudos-e-projecoes-sobre-o-que-vem-pela-frente/

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Acesso à internet ainda é barreira para a saúde digital?

Por José Luciano Monteiro Cunha, publicado originalmente em LinkedIn. A pandemia do COVID19 escancarou diversas desigualdades socioeconômicas, culturais e digitais. Durante a migração para aulas onlin

bottom of page